Português English

Semana de lutas em Brasília: indígenas cobram melhorias na saúde

Inserido por: Administrador em 06/12/2017.
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação


 

Por Tiago Miotto/Assessoria de comunicação

Cerca de 90 indígenas dos povos Kaingang e Guarani Mbya, dos estados região sul, Terena, Kadiwéu e Kinikinau, do MS, e Chiquitano, do MT, cobraram melhorias à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em Brasília. Antes de participarem de uma audiência com o secretário da pasta, realizaram danças e cantos em frente à Sesai. Os indígenas da região sul e do Mato Grosso do Sul também cobraram o fim do loteamento político dos cargos nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), inclusive das coordenações.

Ao longo da semana, além da questão da saúde, os indígenas também devem cobrar providências quanto às demarcações de suas terras e a revogação do parecer anti-demarcação de Temer, assinado pela Advogada-Geral da União, Grace Mendonça. Contrariando decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), o Parecer 001/2017/GAB/CGU/AGU estende aos órgãos do Poder Executivo graves restrições à demarcação de terras indígenas, como o marco temporal.

No Brasil

Apib solicita exoneração de diretores da Funai por manobras administrativas envolvendo milhões em recursos

A Apib solicita ainda a devolução do recurso para as respectivas diretorias de onde ele foi retirado

Semana de lutas: AGU ocupada contra parecer antidemarcação de Temer

Indígenas cobram da Adovogada-Geral da União, Grace Mendonça, a revogação de parecer que restringe seus direitos territoriais

CDHM denuncia no Parlamento Europeu violações de direitos humanos de indígenas no Brasil

Parlamentares brasileiros denunciamm a eurodeputados as violações de Direitos Humanos contra os povos indígenas no Brasil.

Para MPF, áreas pendentes de demarcação indígena não podem ser alvo de reintegração de posse

Manifestação enviada ao STJ defende cumprimento de regras do Estatuto do Índio

Temer amplia ataques aos Povos Indígenas: o Parecer Anti-Demarcação

O governo Temer assumiu papel de protagonista nas agressões aos direitos e à vida dos povos indígenas no Brasil. Não apenas pela omissão, mas sobretudo com iniciativas antiindígenas.

Total de Resultados: 661

Página atual: 1 de 133

123456 Próximo Final

Endereço: SDS, Ed. Venâncio III Salas 309/314 - Brasília-DF Cep: 70393-902 - Brasil - Tel: (61) 2106-1650 - Fax: (61) 2106-1651        Twitter - Ciminacional Skype - imprensa_cimi
desenvolvimento: wv