12/09/2012

Diálogos pastorais com padre Paulo Suess

“Somos mestres e aprendizes, Deus fala ao mundo por meio de nós”. A afirmação foi do Pe. Paulo Suess que na última segunda-feira (10), durante a realização da primeira videoconferência do projeto Diálogos Pastorais do mês de setembro, apresentou palestra sobre o tema “Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”.

Para as equipes de pastorais, pedagógicas e dos Centros Marista de Juventude (CMJs) das Unidades Educacionais e Sociais Maristas, o Padre destacou pontos importantes sobre o desafio de inserir a herança de fé em diferentes culturas na contramão de um mundo secularizado. Ele pontou as dificuldades de implementar a missão missionária na atualidade, citou a missão Ad Gentes como meio para levar a palavra de Deus aos pobres e a toda humanidade, e afirmou que o laicato é a esperança para o futuro da Igreja.

A principal mensagem deixada pelo convidado elucida que a evangelização no ambiente secularizado e pluricultural da contemporaneidade tem a missão de anunciar a esperança e denunciar as injustiças. O discípulo missionário de Jesus de Nazaré, nesse contexto, é chamado a dialogar com a diversidade cultural e religiosa.

O analista de Pastoral, Jorge Luís Vargas, citou, no encontro, que a escola é um dos ambientes mais pluriculturais e secularizados na contemporaneidade e ressaltou a necessidade de todos pensarem como evangelizar neste espaço. O debate teve por objetivo contribuir com a formação missionária dos pastoralistas Maristas, ratificou a missão do Instituto Marista e deu luzes para a Missão Marista de Solidariedade, entre outros projetos solidários.

Pe. Paulo Suess atualmente é assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e professor do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), no ciclo de pós-graduação em Missiologia.

O projeto “Diálogos Pastorais” é uma iniciativa do Comitê de Pastoral da Província Marista Brasil Centro-Norte. O objetivo é contribuir para a reflexão, o diálogo e a partilha de experiências, com enfoque na Evangelização e na Escola em Pastoral, à luz da Palavra, da Igreja e do Instituto Marista.

 

 

 

Fonte: PMBCN
Share this: