12/09/2014

Cimi NE lamenta a morte, em Alagoas, de cinco indígenas vítimas de acidente automobilístico

“O trem que chega é o mesmo da partida…”

Consternada e em luto, a equipe do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Nordeste, em nome de toda a organização, presta solidariedade às famílias e aos povos dos cinco indígenas que morreram em fatal acidente automobilístico ocorrido nesta quinta-feira, 11, na BR 101, altura do município de Rio Largo, região metropolitana de Maceió, Alagoas.

Os indígenas se dirigiam à sede da Funai, em Maceió. Welton Mendonça de Farias Kariri Xocó, coordenador regional da Funai, cacique Plaki-ô e Antônio José Filho, filho do cacique, ambos do povo Karapotó, Rosivan dos Santos, José Wilton Tavares Vieira Silva e Dionari Luiz Feitosa, sendo estes três últimos também do povo Kariri Xocó, foram as vítimas desta tragédia.

Na ocasião do acidente, as lideranças desempenhavam seu trabalho em prol da vida dos povos indígenas de Alagoas. Encontraram a morte, mas deixando na memória dos que ficam e custam a entender as arguras da travessia ao universo insondável da morte, agora iniciada pelos cinco, um realejo de alento para a luta dos originários desta terra.

Certo de que agora serão validos pelo Toré incandescente dos Encantos de Luz e abraçados pela misericórdia de Padre Cícero, o Cimi se põe em oração aos que ficam com a dor da perda e segue impassível na luta junto aos povos indígenas pelos tempos do Bem Viver, com terra e pão, objetivo da luta dos cinco indígenas que nos deixam para povoar a vida eterna.      

  

Fonte: Cimi Regional Nordeste
Share this: