24/07/2016

Cimi apresenta realidade amazônica em encontro em Viena

Cidade do Vaticano (RV) – Entidades ligadas à Igreja Católica se reúnem nos dias 22 e 23 de julho em Viena, na Áustria, para um encontro sobre a criação e os povos mais fragilizados, à luz da Encílica Laudato Si do Papa Francisco.

O Presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Dom Roque Paloschi (na foto com o Papa Francisco), Arcebispo de Porto Velho, foi convidado a participar para falar da realidade amazônica e adiantou o tema de sua palestra aos ouvintes da Rádio Vaticano – ouça na íntegra aqui.

Para Dom Roque, a história da região tem sido uma trajetória de perdas e danos: “A Amazônia tem gerado sempre mais recursos para fora do que tem recebido como retorno; tem sido permanentemente um lugar de exploração, abuso e extração de riquezas em favor de outras regiões e povos”.

O presidente do Cimi entende que o índio não se sente representado pelo Estado brasileiro."Nunca foram respeitados”, diz Dom Roque. O bispo explica que no entendimento destes povos eles não são proprietários dos territórios que reivindicam, mas partes dela.

Fonte: Da Redação - Rádio Vaticano
Share this:
Tags: