06/12/2017

Indígenas do povo Mura apreendem búfalos em protesto contra destruição de aldeia e meio ambiente

No espaço de dois meses, esta é a segunda apreensão de búfalos realizada pelos Mura da aldeia São Félix

 

Mura apreendem búfalos em protesto contra destruição de aldeia e meio ambientePor Cimi Regional Norte I

Um grupo de indígenas Mura da aldeia São Félix, no município de Autazes, no Amazonas, apreendeu 60 búfalos (na foto ao lado) no último dia 30 de novembro. Os animais eram de um fazendeiro da localidade que já vinha sendo alvo de reclamações e denúncias dos indígenas. Como ele não tomou as providências necessárias para impedir que os búfalos invadissem a aldeia, os Mura resolveram se proteger da manada invasora.

No espaço de dois meses, esta é a segunda apreensão de búfalos realizada pelos indígenas da aldeia São Félix. A invasão dos búfalos às aldeias causa a destruição das plantações, polui as águas dos rios e igarapés que abastecem as casas e destroem os berçários de peixes, que são de grande importância na alimentação do povo Mura.

O fato já foi denunciado às autoridades, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. No dia da apreensão, a Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou ao local um funcionário que, segundo os indígenas, em vez de defender os direitos da aldeia tentou intimidá-los.

Por causa das denúncias e ações em defesa do território e do meio ambiente, um professor Mura vem sendo ameaçado de morte por um dos fazendeiros da localidade.

Share this:
Tags: