Jornal Porantim

O Porantim é o jornal impresso do Cimi, criado em 1979, ainda em meio à Ditadura Militar. Na língua de nação indígena Satrré-Mawé, “Porantim” significa remo, arma, memória.

Confira abaixo a edição mais recente do jornal:

Porantim 462: Quintais invadidos pela soja

Agronegócio ocupa terras indígenas de Rondônia. Somente em 2022, a “nova fronteira do desmatamento”, Amacro, foi responsável por 36% da área desmatada da Amazônia Legal

Veja as edições anteriores do jornal:

Porantim 461: Povo Xetá

Separados pela colonização, unidos pelo sonho de voltar ao território. Entre as décadas de 1940 e 1960, colonizadores, mediante apoio do Estado brasileiro e do Paraná, usurparam a terra Xetá; até hoje, os indígenas lutam para reconquistar o território.
Acesse o pdf

Porantim 460 – Seca histórica na Amazônia

Alimentação, transporte e saúde foram as principais necessidades dos povos indígenas diretamente afetadas pelo fenômeno de extrema estiagem na Amazônia, diagnosticadas pelas equipes do Cimi Regional Norte I.
Acesse o pdf

Porantim 459 – “Direitos originários, territórios livres”

Cimi estabelece prioridades de atuação para o futuro, elege nova diretoria e reafirma compromisso com os povos indígenas e suas lutas.
Acesse o pdf

Porantim 458 – Vitória dos Povos Originários

Por 9 a 2, Supremo Tribunal Federal reafirma direitos indígenas, julga marco temporal inconstitucional e é favorável ao povo Xokleng em recurso contra reintegração de posse. Desfecho aconteceu na semana em que contato forçado com os Xokleng completou 109 anos.
Acesse o pdf

Porantim 457 – Rastros da omissão

Seis meses após a declaração de emergência, crise sanitária e humanitária na TI Yanomami continua. "A crueldade da invasão garimpeira no território Yanomami tornou evidente que a morte e a dor do outro não travam e nem comovem os embrutecidos e gananciosos”, afirma Dom Roque Palosch, presidente do Cimi. 
Acesse o pdf

Porantim 456 – Direito à terra é inegociável

Ministro Alexandre de Moraes se posiciona a favor dos povos indígenas, mas propõe “meio termo” para decisão sobre marco temporal. Ministro André Mendonça prolonga processo com pedido de vista enquanto lideranças se mantem mobilizadas pela garantia de seus direitos constitucionais.
Acesse o pdf

Porantim 455 – Marco Temporal, uma fake news que anistia a violência contra povos indígenas

Maioria dos deputados federais insiste em inviabilizar demarcação de terras indígenas por meio de projeto de lei que afronta a Constituição. Às vésperas da retomada do julgamento do caso de repercussão geral, no STF, deputados aprovam requerimento de urgência do PL 490.
Acesse o pdf

Porantim 454: Acampamento TERRA LIVRE

Cerca de seis mil indígenas reforçam a luta para derrotar marco temporal. Povos expressam preocupação perante posição da AGU sobre o tema. 
Acesse o pdf

Porantim 453: “Os Pataxó pedem socorro”

Dias antes da morte, Gustavo Pataxó, de 14 anos, escreveu: “Os Pataxó pedem socorro”. “Ele não pediu só por ele, pediu pelo povo Pataxó. Ele teve um sonho impedido”, conta a mãe de Gustavo, Candara Pataxó, que segue obstinada na luta pela demarcação do seu território mesmo com a dor da perda de seu filho brutalmente assassinado. Para o povo Pataxó, demarcação é a saída para pôr fim ao conflito instaurado pelos fazendeiros invasores de seus territórios
Acesse o pdf

Porantim 452: Esperança Teimosa

A proteção das vidas indígenas exige medidas contundentes contra invasores e a retomada das demarcações. O início do ano demonstrou que a violência contra os povos originários permanece estrutural e exige do governo ações enérgicas para proteger as vidas indígenas e impedir a impunidade.
Acesse o pdf

Porantim 451: Governo de Transição, governabilidade e a efetivação dos direitos indígenas

A urgente e necessária recuperação da política indigenista alicerçada nos dispositivos da Constituição Federal de 1988. Pela valorização das diferenças étnica e culturais e pela garantia a demarcação das terras indígenas como um direito fundamental, originário, inalienável e imprescritível.
Acesse o pdf

Porantim 450: Meu nome é resistência, cinco décadas de sementes teimosas

Cimi celebra os 50 anos de caminhada junto aos povos originários e faz um resgate histórico de lutas que são o sustentáculo para a continuidade da jornada esperançada no Bem Viver
Acesse o pdf

Porantim 449: Tem aldeia na política

A representatividade na política brasileira e a resiliência indígena, um ato de resistência. Será que com mais vozes indígenas no Congresso Nacional os demais representantes do povo “ficarão mais uma vez omissos, ficarão alheios as agressões movidas pelo poder econômico, pela ganância, pela ignorância do que significa ser um povo indígena?”
Acesse o pdf

Porantim 448: “O que existe no Brasil é um derramamento de sangue”

Ofensiva anti-indígena: “O que existe no Brasil é um derramamento de sangue”, denuncia jovem Guarani Kaiowá na ONU. Dias após a declaração: sete vidas indígenas foram perdidas em contexto de violência nos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul e Bahia. Em um período de dez dias, os assassinatos vitimaram indígenas dos povos Guajajara, Pataxó e Guarani Kaiowá e deixou outros dois jovens indígenas feridos. Em incidências na Capital Federal, povos originários cobram providências para proteção das comunidades e responsabilização dos agressores.
Acesse o pdf

Porantim 447: Invasões de terras indígenas

Sob o olhar conivente do estado, invasões de terras indígenas tiveram novo aumento em contexto de violência e ofensiva contra direitos. O Relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – dados de 2021 retrata agravamento das investidas contra os povos originários no Brasil, com ataques a direitos e desmonte dos órgãos de fiscalização e assistência.
Acesse o pdf

Porantim 446: terra, esbulho e violências

O tempo está contra os povos indígenas, que esperam há anos pela demarcação de seus territórios ancestrais: no Mato Grosso do Sul, a resistência Guarani e Kaiowá pulsa nas retomadas de seus tekohas, ocupados até então pelas espinhosas cercas dos latifundiários do agro, onde prevalece a ação violenta e ilegal da polícia e a omissão do Estado.
Acesse o pdf

Porantim 445: 30 Anos da demarcação da Terra Indígena Yanomami e a iminência de um massacre

30 Anos da demarcação da Terra Indígena Yanomami e a iminência de um massacre: Antropóloga Luísa Molina explica como o garimpo ilegal incentivado pelo presidente está promovendo destruição sem precedentes nos territórios indígenas.
Acesse o pdf

Porantim 444: Grande mobilização indígena “retoma o Brasil”

GRANDE MOBILIZAÇÃO INDÍGENA “RETOMA O BRASIL”: 8 mil lideranças indígenas, de 200 povos originários, tomaram conta da capital federal durante o Acampamento Terra Livre 2022, em defesa de seus territórios, contra o garimpo que mata e desmata, pelo compartilhamento de suas vivências e pelo compromisso de Aldear a Política brasileira.
Acesse o pdf

Porantim 443: mês de conscientização

Mês de conscientização: março tem Dia Internacional da Mulher, Dia da Água, das Florestas e mais. “O minério em terras indígenas viola o direito das mulheres. Ele causa diversos transtornos, como estupros, abuso sexual e afeta também a nossa saúde. Não podemos deixar mais isso acontecer”, frisou Samêhy Pataxó em mobilização na Câmara dos Deputados
Acesse o pdf

Porantim 442: O orçamento da União como instrumento anti-indígena

No governo Bolsonaro o Baixo orçamento para demarcação e fiscalização de terras indígenas e proteção de indígenas isolados expõe opção política claramente contrária aos povos originários.
Acesse o pdf

Porantim 441: Após articulações Indígenas, marco temporal entra na pauta de 2022

O agendamento é visto como resultado das articulações e mobilizações dos povos indígenas e de seus aliados, que, agora, darão continuidade a incidência para conseguir os votos necessários para derrubar, de uma vez por todas, a tese inconstitucional do marco temporal, defendida por ruralistas e outros setores econômicos interessados na exploração e apropriação dos territórios indígenas.
Acesse o pdf

Porantim 440: Violências contra os Povos Indígenas no Brasil

Reflexo da prática de um governo alicerçado na antipolítica, na contramão da Constituição Federal de 1988 que, em seus artigos 231 e 232, já havia superado o paradigma integracionista e reconhecido aos povos indígenas os seus direitos.
Acesse o pdf

Porantim 439: Os indígenas tinham razão quando pediam cassação de Bolsonaro em 1998

Genocídio indígena é minimizado em relatório final da CPI da Pandemia: indígenas cobraram investigação do governo federal, na disseminação da covid-19 entre os povos originários, mas não foram ouvidos.
Acesse o pdf

Porantim 438: 5 mil guerreiras da ancestralidade ocupam Brasília em marcha histórica

“Estamos em busca da garantia de nossos territórios, das que nos antecederam, para as presentes e futuras gerações, defendendo o meio ambiente, este bem comum que garante nossos modos de vida enquanto humanidade. Para além de mero recurso físico é igualmente morada dos espíritos das florestas, dos animais e das águas da vida com um todo, fonte de nossos conhecimentos ancestrais”.
Acesse o pdf

Porantim 437: Maior mobilização indígena pós-constituinte reúne seis mil pessoas em Brasília

Lideranças indígenas de mais de 170 povos estiveram mobilizadas, no acampamento Luta pela Vida, confiantes que a Suprema Corte sacramentasse o direito originário à terra, dando fim ao marco temporal.
Acesse o pdf

Porantim 436: Bolsonaristas e ruralistas aprovam projeto que abre caminho a novo genocídio indígena

PL 490 é aprovado em Comissão da Câmara e segue para votação em plenário. Se aprovado, inviabilizará as demarcações, permitirá a anulação de Terras Indígenas e irá escancará-las a empreendimentos predatórios, como garimpo, estradas e grandes hidrelétricas. Movimento indígena continua na luta contra a agenda anti-indígena no Congresso.
Acesse o pdf

Porantim 435: Governo federal é responsável direto pela violência contra os povos originários

Ataques armados a indígenas contrários à mineração ilegal podem se repetir, alerta Ministério Público Federal. Omissão ativa do governo Bolsonaro e incentivo à mineração em terras indígenas fortalece grupos criminosos. Segue violenta a realidade enfrentada pelos indígenas no Brasil: furtos, destruições nas comunidades, ataques violentos e armados de garimpeiros contra os povos originários, morte de crianças indígenas, entre tantas outras brutalidades e injustiças.
Acesse o pdf

Porantim 434: No Dia do Índio não há o que comemorar!

“O Estado brasileiro denominou como Dia do Índio para comemoração, mas usamos como dia da luta”, diz Kaingang. Momento ideal para denunciar os vários erros na condução da política indigenista no país: um governo que erra na escolha da administração da Funai, negligencia a pandemia e afeta negativamente os povos indígenas em todas as suas decisões. 
Acesse o pdf

Porantim 433: “Estamos diante de uma política de extermínio indígena no Brasil”

Em um cenário desolador, com mais de mil mortes entre indígenas e um mês de março com média diária de quase 3 mil mortes gerais no país, os povos indígenas, ao lado do Cimi e da Apib, denunciam às Nações Unidas a política genocida do governo Bolsonaro
Acesse o pdf

Porantim 432: Terra partida

Após medida do governo federal, Terras Indígenas Bacurizinho, Kanela Memortumré e Porquinhos dos Canela Apanjekra, no Maranhão, são cobertas por certificações de propriedades privadas
Acesse o pdf

Porantim 431: O Filho Eterno

Retirado da mãe, da família e de seu povo com apenas sete dias de vida, menino Guarani Kaiowá retorna à aldeia após cinco anos e caso revela situação dramática do confisco de crianças indígenas no Mato Grosso do Sul
Acesse o pdf

Porantim 430: Vai ter índio na política

Conforme levantamento de organizações, foram eleitos 234 representantes de povos indígenas para os cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito; 28% a mais do que na eleição municipal anterior. Pragmatismo e mais organização nacional pavimentam marca histórica
Acesse o pdf

Porantim 429: Violência contra os Povos Indígenas no Brasil

Durante o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro, se destaca o intenso esbulho de terras indígenas forjado na invasão, na grilagem e no loteamento ilegal. A prática tem se consolidado de forma rápida e agressiva em todo o território nacional, causando uma destruição inestimável e o desterro de populações indígenas
Acesse o pdf

Porantim 428: Malditas sejam todas as cercas! Pedro Casaldáliga 1928 – 2020

A vida e a morte de Pedro Casaldáliga, o bispo poeta que fundou o Cimi e a CPT dedicando toda a vida às causas dos indígenas, sem-terras, comunidades tradicionais e toda gente pobre desta terra em que agora descansa 
Acesse o pdf

Porantim 427: Em agosto o Brasil chegou à marca de 700 indígenas mortos pela covid-19

Apesar dos dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), governo federal mantém postura negacionista e Sesai atua de forma seletiva. Conheça 100 destas vítimas da pandemia nas aldeias em reportagem do De Olho nos Ruralistas
Acesse o pdf

Porantim 426: O Lugar dos Indígenas no Orçamento da União

O orçamento total da Funai para este ano representa 0,02% do orçamento da União, que é de R$ 3,6 trilhões. Além de baixo, o recurso não é utilizado. Ações de demarcação e fiscalização de terras indígenas, muitas das quais invadidas durante a pandemia de covid-19, tiveram baixa execução orçamentária entre janeiro e maio de 2020
Acesse o pdf

Porantim 425: A Batalha Contra o Parecer Antidemarcação

Com um olho na pandemia e o outro no STF, povos indígenas acompanham julgamento que pode confirmar ou não decisão liminar que suspendeu o Parecer 001/2017 da AGU, que trata da demarcação de terras indígenas, mais conhecido como Parecer Antidemarcação
Acesse o pdf

Porantim 424: Barreiras Sanitárias Contra a Covid-19

Contrariando o governo federal, povos indígenas de todo o país levantam barreiras sanitárias nas terras indígenas buscando impedir o avanço da doença nas aldeias
Acesse o pdf

Porantim 423: A Nova Ameaça de Genocídio

A covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), chegou às aldeias em maio a um dos momentos históricos de mais ataques aos direitos dos povos indígenas. Racismo estrutural e ineficiência do governo Bolsonaro marcam início do combate à pandemia
Acesse o pdf

Jornal Porantim 422 – Terra Indígena Urubu Branco: Fogo e Cinzas no Coração do Brasil

“O futuro das gerações do povo Apyãwa está em risco. Não tem como manter a cultura sem seguir preservando a floresta”, diz cacique Elber Kamoriwa’i Tapirapé
Acesse o pdf

Porantim 421: Resistência à ofensiva final

Em meio ao início de uma ofensiva final, povos indígenas contabilizam violências e mortes no primeiro ano do governo Bolsonaro. Entre denúncias e resistências, privatização das terras indígenas é o carro chefe de um ataque orquestrado e programado
Acesse o pdf

Porantim 420: Sínodo da Amazônia – Tecendo Redes em Defesa da Casa Comum

Igreja exorta reflexão sobre a Casa Comum a partir de uma ecologia integral, com justiça e paz, tendo a periferia como centro epistêmico. No documento final do Sínodo, “navegar para águas mais profundas” reforça a necessidade da Igreja atuar na garantia dos direitos territoriais dos povos tradicionais
Acesse o pdf

Porantim 419: XXIII Assembleia Geral do Cimi – “Somos sementes teimosas”

"Alto lá! Esta terra tem dono!". A célebre frase de Sepé Tiaraju foi o lema da Assembleia Geral do Cimi. Durante o encontro, outro lema foi adotado, este dito pela indígena Rosa Guarasugwe: "somos sementes teimosas!". Para o Cimi, a terra de Sepé e a semente de Rosa germinam a resistência
Acesse o pdf

Porantim 418: A hora e a vez do povo Tuxá de Rodelas

No sertão baiano do rio São Francisco, povo Tuxá de Rodelas faz o levante em defesa do território tradicional. História moderna de resistência com mais de 100 anos ganha novos capítulos
Acesse o pdf

Porantim 417: I Marcha das Mulheres Indígenas – Território: nosso corpo, nosso espírito

Reunidas em Brasília entre os dias 9 e 14 de agosto, milhares de mulheres indígenas protestaram pela garantia de seus direitos previstos na Constituição Federal
Acesse o pdf

Porantim 416: Diplomacia indígena na ONU

Presença indígena na ONU leva denúncias à esfera internacional e busca mais espaço com metodologias que respeitem as particularidades dos povos. Governo Bolsonaro reage
Acesse o pdf

Porantim 415: “Eu vejo peixes e vou de coração”

Dois anos após brutal ataque, o povo Akroá-Gamella conseguiu o início do procedimento demarcatório e os dois indígenas que tiveram as mãos decepatadas lutam por reparação. A manchete, trecho da música O Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento e Fernando Brant, resume em versos a resiliência dos Gamella
Acesse o pdf

Porantim 414: ATL 2019 – o alvorecer da resistência

O 15º Acampamento Terra Livre (ATL) é a primeira grande mobilização nacional contra o governo Bolsonaro. Na Esplanada dos Ministérios, cerca de 3 mil indígenas protestaram em defesa de seus direitos e vidas se opondo aos retrocessos de uma gestão racista, homofóbica e contra os trabalhadores e trabalhadoras
Acesse o pdf

Porantim 413: Especial Cimi Sul

Série de reportagens realizada pelo Porantim revela a luta dos povos indígenas por terra e dignidade na região sul do Brasil
Acesse o pdf

Porantim 412: Identidade e território contra as trocas coloniais

Resistência no Baixo Tapajós: na contracorrente dos arrendamentos, Munduruku do Planalto resistem às investidas dos sojeiros e fortalecem sua identidade indígena na luta em defesa de seu territó rio
Acesse o pdf

Porantim 411: Milícias atacam

Entre dezembro e janeiro, ao menos seis terras indígenas passaram a sofrer invasões sistemáticas. Apesar de não ser um fato novo, as ações criminosas, com uma lógica de milícias, se intensificaram com o começo do governo Bolsonaro. Povos indígenas organizam a resistência
Acesse o pdf

Porantim 410: As guerreiras da Amazônia

Na TI Raposa Serra do Sol, em Roraima, mulheres indígenas de toda Amazônia brasileira se reúnem para traçar estratégias de resistência em defesa da floresta, das terras indíugenas e dos povos que nelas habitam.
Acesse o pdf

Porantim 409: Brasília, ano zero

O resultado das Eleições 2018 causa apreensão e desassossego. O discurso de ódio e intolerância do candidato eleito ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, serviu de combustível para atos de violência durante e ao fim da campanha eleitoral. Assassinatos, atentados e ameaças reais aos direitos constitucionais já ocupam o noticiário. Em tal conjuntura, os povos indígenas enfrentam, na Câmara Federal, um não tão novo ataque: o PL 490.
Acesse o pdf

Porantim 408: Joenia Wapichana – A primeira mulher indígena chegou à Câmara Federal

Eleita por Roraima, a advogada é da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, uma das mais atacadas pela bancada ruralista. Ardorosa combatente da tese do marco temporal, em entrevista ao Porantim, a Wapichana fala de suas prioridades, com destaque aos povos indígenas, aos imigrantes e às populações mais pobres de seu estado
Acesse o pdf

Porantim 407: Congresso Anti-indígena

Cimi lança publicação com o raio-x do Congresso Nacional mais anti-indígena da Nova República. Perto de chegar ao fi m, a atual legislatura é o retrato de um Brasil com traços marcantes da colonialidade no poder.
Acesse o pdf

Porantim 406: “Esse Guyraroka aqui é nosso”

Em caso emblemático, portaria da Terra Indígena Guyraroka foi anulada em 2014 pela Segunda Turma do STF, com base na tese restritiva do marco temporal e sem jamais ouvir a comunidade. Povo Guarani e Kaiowá luta para reverter quadro
Acesse o pdf

Jornal Porantim 405: A universidade pintada de povos

Jovens estudantes indígenas e quilombolas lutaram e venceram: a bolsa permanência foi retomada. Este é apenas mais um capítulo das mobilizações para que a universidade se pinte de povos
Acesse o pdf

Jornal Porantim 404: Um Protesto em Vermelho

Acampamento Terra Livre (ATL) 2018 reuniu na Capital Federal 4 mil indígenas de 100 povos do Brasil tendo como principais pautas denúncias contra o genocídio em curso, a tomada da Funai pela bancada ruralista e o Parecer 001 da Advocacia-Geral da União (AGU), mais conhecido como Parecer Antidemarcação
Acesse o pdf

Jornal Porantim 403 : A Resistência das Águas Sagradas

No ano em que o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) se instala no Brasil, convocando o mundo a lutar contra a mercantilização deste recurso natural, povos indígenas do Ceará enfrentam uma verdadeira guerra de baixa intensidade contra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Grupo Ypióca e o Governo do Estado em defesa do ecossistema hídrico do litoral cearense
Acesse o pdf

Jornal Porantim 402: “Precisamos escutá-los”

Papa Francisco encontra com representantes de povos indígenas da América Latina em Puerto Maldonado, no Peru, afirmando que eles “nunca estiveram tão ameaçados” e que “precisamos escutá-los”, em reflexão endereçada à Igreja e ao conjunto da sociedade mundial
Acesse o pdf

Jornal Porantim 401: Justiça e memória para Vicente Cañas, 30 anos depois de seu martírio

Após júri que condenou um dos envolvidos no assassinato de Kiwxi, como Vicente era chamado pelos indígenas, Tomás Aquino Lisboa segura a foto de seu grande amigo e irmão jesuíta
Acesse o pdf

Jornal Porantim 400: Cimi, 45 anos de teimosia e rebeldia

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) completou 45 anos, no último mês de abril. Na XXII Assembleia Geral da entidade, missionários, missionárias, convidados e lideranças indígenas celebraram as quase cinco décadas de luta da entidade diante de uma conjuntura de ataques aos direitos dos povos indígenas que exige criatividade, teimosia e rebeldia.
Acesse o pdf

Jornal Porantim 399: A luta indígena nos tempos de cólera

Cimi lança o Relatório de Violências Contra os Povos Indígenas no Brasil - Dados 2016. Informações revelam aumento da violência tanto nas aldeias quanto nos gabinetes de Brasília. Apesar dos dados lamentáveis, que revelam a crescente degradação de direitos negociados pelo governo Michel Temer e bancada ruralista pós-impeachment, os povos indígenas seguem pautando a luta pelos territórios de vida. Outubro/2017 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 398: Uma estrada para o genocídio

De acordo com o Ministério Público Federal, a devastadora onda de invasões na Terra Indígena Karipuna, em Rondônia, se trata de um “iminente caso de genocídio”. Centenas de hectares foram ocupados por grileiros apenas neste ano. Acuados, os Karipuna olham para as árvores marcadas pelos madeireiros e dizem: “Não só elas estão marcadas para o abate: nós que denunciamos esse crime também”. Setembro/2017
Acesse o pdf

Jornal Porantim 397: #MarcoTemporalNão – Os Olhos Abertos da Resistência

A tese do marco temporal sofreu uma importante derrota no STF, durante julgamento de Ações Cíveis Originárias envolvendo terras indígenas. No entanto, está longe de ter sido vencido de maneira definitiva. No Poder Executivo, portaria da AGU segue em vigor impondo a tese inconstitucional a todos órgãos que lidam com a questão indígena. Em tempos de cegueira social, os povos indígenas estão de olhos abertos e se mobilizam por todo o país em defesa de seus territórios e demarcações. Agosto/2017
Acesse o pdf

Jornal Porantim 396: Meu Glorioso Clodiodi

Massacre de Caarapó: Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza foi morto há um ano no tekoha Toro Paso, município de Caarapó (MS). O episódio ficou marcado como o Massacre de Caarapó: outros cinco Guarani e Kaiowá foram baleados e seis outros feridos - inclusive uma criança. Junho e julho/2017 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 395: Massacre indígena no Maranhão

Brutal ataque que deixou 22 indígenas Gamela feridos, cinco dos quais baleados, foi incitado durante ato político com participação de deputado federal. Maio/2017 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 394: O maior Acampamento Terra Livre da história

Quatro mil indígenas reúnem-se em Brasília para lutar contra retrocessos. Abril/2017 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 393: Povo Xukuru vs Estado

Violações contra os Xukuru levam Brasil a julgamento na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Março/2017 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 392: Resistência Tapeba

Há mais de três décadas na luta pela demarcação, os Tapeba, do Ceará, mostram resiliência e firmeza frente aos embates e às ameaças. Janeiro e Fevereiro/2017 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 391: Crises por dentro das crises no Brasil

O aprofundamento do neoliberalismo no país traz severas consequências para toda a sociedade. Quais os impactos da política de retirada de direitos aos povos indígenas no Brasil? Dezembro/2016 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 390: Ocupar e resistir ao modo Munduruku

Mesmo com o arquivamento do projeto da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, os Munduruku ainda enfrentam ameaças e desafios diversos. Sob a pressão de madeireiros, fazendeiros, mineradoras e outras hidrelétricas, fortalecem alianças locais e lutam a seu modo em defesa da Terra Indígena Sawre Muybu. Novembro/2016 (mais…)
Acesse o pdf

 Jornal Porantim 389: Indígenas ocupam salas de cinema

Nunca antes na história do Brasil houve tanta produção audiovisual sobre os indígenas. Produções cinematográficas como Martírio e Taego Ãwa aproximam a desafiadora realidade dos povos originários do imaginário da população brasileira. A produção feita pelos próprios indígenas também está em crescimento. Entrevista com Vincent Carelli. Outubro/2016 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 388: Hidrelétricas afligem Rikbaktsa e Juruena

Os cenários, tanto presente como futuro, são trágicos. O elevado número de projetos hidrelétricos na bacia do Tapajós, que inclui o Rio Juruena, já determina severos impactos diretos. Se eles forem implementados, povo Rikbaktsa sofrerá os mais intensos e nocivos impactos, afirma pesquisador. Setembro/2016 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 387: O que é feito em nome do clima

Povos indígenas e comunidades tradicionais do Acre reúnem-se para trocar experiências e compreender o que significa “economia verde” e suas relações com a lógica mercantil. Projetos já impactam a região. Agosto/2016 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 386: O Cerrado vai virar Sertão?

Em sua III Assembleia, indígenas de Goiás e Tocantins denunciam que o bioma, verdadeiro “berço das águas” e de povos e comunidades tradicionais, é visto pelo agronegócio apenas como o “celeiro do Brasil”. Desmatamento e desaparecimento dos rios são as consequências. Junho e julho/2016 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 385: Em defesa da própria vida

A denúncia internacional é a mais recente tentativa dos povos originários brasileiros fazerem valer seus direitos, garantidos tanto na Constituição Federal como pela legislação internacional. Diante do aumento da violência brutal e, muitas vezes, da conivência do Estado, resta aos indígenas desvelar mundo afora o genocídio ao qual estão submetidos. Maio/2016 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 384: Ribeira: Vale do sonho Guarani

Na região do Vale do Ribeira, na área de Mata Atlântica entre São Paulo e Paraná, diversas comunidades Guarani-Mbyá e Tupi-Guarani resistem com o propósito de viver de acordo com o modo de vida tradicional. A profunda ligação espiritual com a região alimenta o sonho da demarcação das terras e gera lições de como viver em comunhão com a exuberante paisagem. Abril/2016 (mais…)
Acesse o pdf

Jornal Porantim 383: Uma aldeia demarcada na carne

Há quase setenta anos, centenas de Apãnjekra Kanela da aldeia Travessia, no Maranhão, foram cruelmente assassinados. Os invasores também incendiaram a aldeia, que não foi incluída na demarcação da Terra Indígena Porquinhos. Em 2014, uma decisão do STF negou a possibilidade dos indígenas voltarem para o território da Travessia porque não estavam na posse dele em 1988. A tese do marco temporal pune as vítimas e nega o direito dos Apãnjekra à sua terra. Março/2016
Acesse o pdf

Jornal Porantim 382: Matopiba – A destruição do Cerrado

Com sigla formada pelas iniciais do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o megaprojeto Matopiba já atrai empresários estrangeiros e abrange região com diversas unidades de conservação, terras indígenas, assentamentos e áreas quilombolas. Atividades já em curso podem levar à desertificação do bioma conhecido como “berço das águas”. Janeiro e fevereiro/2016. (mais…)
Acesse o pdf

Porantim 381: FRACKING: na nossa terra NÃO!

A indústria petroleira, com o apoio governamental, está à frente de uma nova e desastrosa ameaça aos povos indígenas: o fracking. Esta polêmica tecnologia de exploração de gás natural pode contaminar o ecossistema ao seu redor e causar severos impactos às populações. Apesar de não estar regulamentada e do desconhecimento generalizado da sociedade brasileira, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) já leilou blocos em 15 estados. Como fazem há 515 anos, os indígenas resistem a mais essa violência.
Acesse o pdf

Encarte pedagógico 10: O Bem Viver Indígena e o futuro da humanidade

Encarte pedagógico, voltado a professores e professoras, que acompanhou a edição 381 do jornal Porantim.
Acesse o pdf

Porantim 380: As veias abertas das terras indígenas

Maior desastre ambiental do país, a tragédia de Mariana explicita que, em relação à mineração, pouca coisa mudou desde o Brasil Colônia. Impunes e com apoio governamental, mineradoras priorizam a maximização de seus lucros independente da destruição e das mortes que causam. O pior é que, a qualquer momento, o Congresso Nacional pode aprovar a exploração de minérios em terras indígenas.
Acesse o pdf

Encarte pedagógico 9: Povos Livres

Encarte pedagógico, voltado a professores e professoras, que acompanhou a edição 380 do jornal Porantim.
Acesse o pdf

Porantim 379: Nós queremos #cpidogenocíio

Com o objetivo de acabar com a impunidade dos recorrentes crimes e das violências cometidas contra os povos indígenas do Mato Grosso do Sul, foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Genocídio. Os Conselhos dos povos Terena, Guarani e Kaiowá propõem um embargo internacional aos produtos do agronegócio produzidos em suas terras.
Acesse o pdf

Encarte pedagógico 8: Um olhar sobre a saúde dos povos indígenas

Encarte pedagógico, voltado a professores e professoras, que acompanhou a edição 379 do jornal Porantim.
Acesse o pdf

Porantim 378: Barbárie e Resistência

Duas imagens contrastantes. Expostos como animais em um zoológico e, quase 40 anos depois, desafiando autoridades governamentais. Vítimas de ações violentas e equivocadas do Estado brasileiro, os Avá-Canoeiro do Rio Araguaia além de, surpreendentemente, terem sobrevivido, se empoderam política e culturalmente e lutam por uma terra exclusiva para eles.
Acesse o pdf

Encarte pedahógico 7: Direitos da Criança e do Adolescente

Encarte pedagógico, voltado a professores e professoras, que acompanhou a edição 378 do jornal Porantim.
Acesse o pdf

Porantim 377: Povo Anacé: (Re)territorializando a vida

No litoral cearense, enquanto grandes empreendimentos conduzem à desterritorialização da vida de duas aldeias Anacé e o Estado busca capturar a autodeterminação comunitária do povo, os indígenas constroem um território de resistência numa reserva e retomam áreas na parte da terra indígena considerada pela Funai como tradicional.
Acesse o pdf

Encarte pedagógico 6: Educação Escolar Indígena

Encarte pedagógico, voltado a professores e professoras, que acompanhou a edição 377 do jornal Porantim.
Acesse o pdf

Porantim 376: Violenta e perversa realidade

Mantida por mais de cinco séculos, a violência praticada contra os povos originários aumenta a cada ano. Esta edição traz dados e artigos publicados no Relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – dados de 2014, que pretendem contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre as causas e motivações dessas violações e, consequentemente, para o seu fim. Mantida por mais de cinco séculos, a violência praticada contra os povos originários aumenta a cada ano. Esta edição traz dados e artigos publicados no Relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – dados de 2014, que pretendem contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre as causas e motivações dessas violações e, consequentemente, para o seu fim.
Acesse o pdf

Encarte pedagógico 5: Cosmovisão indígena e modelo de desenvolvimento

Encarte pedagógico, voltado a professores e professoras, que acompanhou a edição 376 do jornal Porantim.
Acesse o pdf

Porantim 375: Uma outra dança da chuva

Povo Xukuru do Ororubá mostra, no agreste de Pernambuco, o quanto se pode aprender com a seca e levar água a todos e todas derrubando cercas e fugindo do modelo capitalista de agricultura e gestão do território. Durante sua 15ª Assembleia, indígenas reforçam a luta em defesa da Mãe Terra e pela descolonização das práticas internas nas aldeias, sobretudo a comercialização da água.
Acesse o pdf

Encarte pedagógico 4: Direito originário à terra

Encarte pedagógico, voltado a professores e professoras, que acompanhou a edição 375 do jornal Porantim.
Acesse o pdf

Porantim 374: Maiores que o poder

Em uma conjuntura extremamente desafiadora, mais de 1,5 mil indígenas, de cerca de 200 povos, realizaram o maior Acampamento Terra Livre que Brasília já presenciou. Apesar da ampla Mobilização Nacional, a falta de comprometimento dos representantes dos Três Poderes com a garantia dos direitos indígenas evidencia uma certeza: a luta pelas suas vidas precisa ser intensificada.
Acesse o pdf

Encarte pedagógico 3: Territórios e espaços de viver

Encarte pedagógico, voltado a professores e professoras, que acompanhou a edição 374 do jornal Porantim.
Acesse o pdf

Encarte pedagógico 2: Pluralidade cultural e relações étnico-raciais

Encarte pedagógico, voltado a professores e professoras, que acompanhou a edição 373 do jornal Porantim.
Acesse o pdf

Porantim 373: 515 anos de resistência

Apesar da realidade marcada por severos massacres, violações e discriminação, os povos indígenas da Bahia resistem, em defesa de seus modos de vida coletivos, suas espiritualidades, territórios e um projeto de país que abarque a sua pluralidade.
Acesse o pdf

Porantim 372: Na proteção da Mãe Terra

Povo Ka’apor assume em suas próprias mãos a proteção da Terra Indígena Alto Turiaçu, no noroeste do Maranhão. A área é alvo de constantes invasões e ações violentas de madeireiros, que transitam com caminhões e tratores no território indígena. Reunidos em Assembleia, eles reafirmaram que a autonomia do povo é decisiva para a efetivação de seus direitos.
Acesse o pdf

Encarte pedagógico 1: culturas indígenas na sala de aula

Encarte pedagógico, voltado a professores e professoras, que acompanhou a edição 372 do jornal Porantim.
Acesse o pdf

Assine o Porantim

Conheça nossos planos de assinatura, assine e receba o Jornal Porantim impresso em sua casa

Para ver edições mais antigas, acesse nosso acervo no Armazém da Memória